Regadio do Concelho com arrematante até setembro

A Junta de Agricultores do Regadio do Concelho da freguesia do Paul, depois de ter procedido a operações de manutenção/conservação do canal que foi sujeito a obras de restauro em diversos troços que tinham por objetivo minimizar a perda de caudal e que obrigou a um investimento elevado para permitir uma gestão equilibrada da água até ao final da campanha de rega de  2018, vai ter entre  o dia 15 de julho e 15 de setembro/18, um arrematante que terá a  função de gerir a água  de segunda a sábado entre as 7 e as 21 horas.

Depois do ano passado a Junta de Agricultores ter assegurado que água chegasse a todos os regantes do regadio desde do seu inicio até ao seu final, que levou alguns, este ano a ressemear terras em terrenos mais baixos onde nunca chegava este precioso liquido, a contratação do arrematante visa assegurar este desígnio de todos terem possibilidade de regarem as suas terras.

Em comunicado a Junta de Agricultores faz saber que, “a água só pode ser tirada da Levada (sem o consentimento do arrematante) no período das 22 horas até às 6 da manhã de segunda a domingo.

Cada sócio/regante que utilize a água durante o dia ou à noite quando acabar a rega deve meter a água na Levada.

Para o mesmo prédio ainda que haja mais sócios regantes só é metido um rego de água.

Quem regar terrenos enrelvados ou durante o período da noite considera-se que houve utilização da água para efeitos de cobrança.

Os sócios/ regantes devem limpar os regos das suas propriedades.

Decreto regulamentar nº 86/82 de 12 novembro

Artigo 1º - “As Juntas de Agricultores são as entidades encarregadas de assegurar a administração, exploração e conservação das obras do grupo III em representação de todos os seus beneficiários”.

Assim, compete exclusivamente à Junta de Agricultores a gestão do regadio, ficando vedado aos sócios a sua utilização sem o conhecimento desta associação, que poderá em caso de necessidade acionar os meios legais para quem não respeitar a Lei”.

 


Partilhar