Festival atrai mais gente e aumenta consumo de trutas
A data é disputada por muitas festas
do concelho da Covilhã, ainda assim, o Festival da Truta que decorreu no ultimo
fim de semana de julho, atraiu mais gente e aumentou o consumo das trutas. A organização
diz-se satisfeita, porque tinha assumido este objetivo de crescimento da festa
da vila e do associativismo.
Apesar
da noite não estar agradável nem ser muito visível o maior eclipse lunar do
século, a 5ª edição do Festival da Truta arrancou com algum frio, que não foi
motivo para afastar muita gente do Largo da Praça.
Logo
no primeiro dia foram muitos os que começaram a degustar os pratos com truta e
divertir-se com animação preparada para o efeito.
Recorde-se
que, a Junta de Freguesia do Paul (JFP) em parceria com o movimento associativo
da vila e partilhando de um objetivo central que assenta no desenvolvimento
sustentado da freguesia, com a promoção de diversas atividades entre as quais
está este Festival da Truta, tem vindo a fazer uma aposta forte neste evento
que este ano contou com algumas
novidades, nomeadamente: barraquinha de Merchandising do Festival onde se podia
encontrar, mel, vinho, azeite, queijo, entre outros produtos personalizados, a
venda das pulseiras Tru Tás Solidário e a Prova de Perícia da Vila do Paul.
Por
outro lado, trata-se de uma iniciativa que desde sempre assume projetar um dos
ícones dos recursos naturais da freguesia. As famosas trutas da Ribeira do Paul.
Para os apreciadores puderam escolher entre a sopa de truta, a truta com
cogumelos selvagens e bacon, truta grelhada com molho de limão e os filetes de
truta com arroz de feijão.
Ladeado pelos dirigentes das coletividades envolvidas, Gabriel Gouveia, na cerimónia de abertura, referiu, “esta é a quinta edição e cada vez mais é um prazer trabalharmos todos em prol do Paul, no fundo é o que acontece neste Festival da Truta, quando a JFP e as associações da vila dão as mãos e realizam este momento tão especial da vila por isso espero que todos se divirtam e aproveitem”.
Animação para miúdos e graúdos
A
animação musical no dia do arranque do festival esteve a cargo do Grupo Danças
e Cantares do Paul e do grupo "Luís e Ilda".
As
crianças no segundo dia do Festival da Truta 2018, puderem dar largas à sua criatividade
num atelier que a Casa do Povo do Paul dinamizou durante a tarde. Foi a
descoberta de jogos, brincadeiras, pintura, artes “piscatórias”, entre outras
atividades para este público mais jovem.
Ao
cair da noite a equipa da cozinha e dos assadores entrou em alta rotação para dar
resposta aos apreciadores da truta que chegaram a formar filas compactas
enquanto o homem da concertina ia amenizando a espera.
O
vento não faltou à chamada neste segundo dia e uma temperatura pouco condizente
com uma verdadeira noite quente de verão era o que o tempo oferecia, mas o
Largo da Praça e as ruas limítrofes estavam cheias e a festa aconteceu com o
concerto da Banda Filarmónica do Paul que voltou a empolgar os presentes que
depois mais tarde divertiram-se ao som do conjunto ADN.
Entretanto,
a barraca do merchandising era já uma aposta ganha, porque bem cedo foi preciso
repor stocks de produtos personalizados com marca Paul.
No
terceiro e último dia do Festival da Truta, o edil covilhanense Vítor Pereira,
não faltou ao encontro com a gastronomia do evento centrada nesta espécie de
peixe que gosta de águas cristalinas, frescas, puras e bem oxigenadas.
Os
pratos disponíveis na ementa saíram bem e a organização apontava para um
acréscimo de pratos servidos que atingiu mais de meio milhar. Também mais
público marcou presença nesta quinta edição do festival.
Num
dia mais calmo para a equipa da cozinha, a truta grelhada continuava a ser das
umas mais procuradas, enquanto no Largo da Praça o Grupo de Convívio e
Etnográfico do Centro Paroquial da Nossa Senhora das Dores e o conjunto
“Emídio”, tomaram, conta da animação desta festa da vila e do associativismo
local, que segundo a organização a cargo da Junta de Freguesia do Paul e das
associações da terra teve um balanço positivo.
Boa resposta da
cozinha
Carlos
Sobreiro, este ano foi quem teve a responsabilidade da cozinha, “a qualidade
manteve-se, mas é preciso dizer que já vinha de trás pela mão do Chefe Rui
Pereira. O serviço também melhorou porque
a equipa está rotinada e as indicações que nos chegam do publico são as
melhores. Estes pratos constituem uma oferta diversificada que nem sempre está
disponível nos restaurantes, assim sendo, mais um ano e mais uma edição com
sucesso”, garantiu.
Outro
Carlos de apelido Ramos, em representação das associações alinhava na mesma
bitola, “estamos a superar as expectativas apesar do vento que se tem feito
sentir. De facto, veio mais gente e conseguimos vender mais pratos e acima de
tudo a qualidade dos partos melhorou, bem como, a qualidade do serviço. Esta
cooperação entre as associações da terra é sempre de realçar e só por si já é
uma mais-valia deste festival, sublinhou este dirigente associativo.
Presença obrigatória e que já não se dispensa é do presidente do Município da Covilhã, “esta é uma iniciativa congregadora e que tem o dedo do presidente da JFP, que através deste festival consegue reunir as associações da terra, que se unem com empenho em prol da promoção da sua freguesia e das emblemáticas trutas. Aliás, era bom que se conseguisse reativar o Viveiro de Trutas para haver nesta terra produção própria, sendo que, da parte do Município da Covilhã e da própria JFP tudo faremos para incentivar o reaparecimento desta exploração privada que pode inclusivamente criar postos de trabalho, fez sobressair Vítor Pereira, que ainda sublinhou, “não poso deixar de referir com orgulho e satisfação, por um lado a aposta nos produtos com marca Paul que estão disponíveis neste recinto e louvável iniciativa solidária das pulseiras para ajudar quem precisa”. Enfatizou o edil covilhanense.
O presidente da JFP não escondia nem o cansaço nem a satisfação, “tudo está a decorrer da melhor maneira. Foram três noites agradáveis com muita gente a jantar e a participar neste Festival da Truta que tem um saldo francamente positivo. Este esforço vale a pena, porque para além de unirmos o movimento associativo ainda conseguimos melhorar alguma oferta em relação a edições anteriores. Este ano as novidades foram: os produtos com “marca” do Paul, a venda das pulseiras e a Prova de Perícia que corresponderam às expetativas”. Rematou Gabriel Gouveia