Obras estruturais avançam

As obras da construção da Ponte Pedonal, um projeto inserido no âmbito do futuro Parque Urbano da Ribeira do Paul, continuam a bom ritmo e já é visível o tabuleiro e o gradeamento por cima dos pilares, prevendo-se para breve a ligação à outra margem da ribeira onde está a nascer o Parque Urbano projetado para este local.

Recorde-se que de acordo com o projeto da Ponte Pedonal, a solução estrutural passa pela conjugação de factores de carácter arquitectónico, estrutural e económico, resultando numa estrutura tridimensional formada por elementos metálicos, sendo que, esta estrutura metálica assentará em elementos de betão (pilares já existentes) e em dois muros de suporte em betão armado que estão a ser construídos para possibilitar os encontros do tabuleiro com o terreno.   

Esta Ponte Pedonal, com um comprimento de 25,50 metros e 2,90 de largura, é suportada numa estrutura em betão, onde vai assentar uma estrutura metálica revestida em deck de madeira, sendo este o acabamento final do pavimento. Já quanto aos muros laterais da passagem o projeto aponta para o revestimento em chapa metálica de aço corten.

Entretanto o caminho conhecido pelas Covas foi alargado tendo sido construído um muro de suporte. Este melhoramento permite o acesso sem dificuldade ao Parque Urbano.

Uma obra que merece ser objecto de um tratamento jornalístico mais aprofundado e que a seu tempo faremos, aliás, já esta semana alguma imprensa esteve neste local aquando da apresentação do espetáculo da Casa do Povo do Paul a realizar no dia 11 de agosto.

De referir ainda que, o executivo paulense para aproveitar o desaterro de uma de obra privada, na estrada do Santuário, colocou umas carradas de terra no largo da Pedra da Sola, que tem como objetivo nivelar este local e construir um passeio.  


Partilhar