Rápidas e curtas

Nesta rubrica destacamos telegraficamente algumas iniciativas, festividade, efemérides e acontecimentos que atravessem o quotidiano da vila. Aqui vão elas.

Associação Paul Cultural Desportivo

As obras no complexo  desportivo, o inicio das aulas de Zumba em instalações renovadas, a equipa de Futsal de juniores que está a ter um arranque menos conseguido na Taça Distrital AFCB de Futsal, a Concentração de Máquinas Agrícolas que uma vez mais teve preocupações  ambientais, segurança e prevenção e agora  a ideia peregrina do “Porco, Velório e Enterro” que vai acontecer no dia 27 de Outubro, sábado a partir das 11.00, com a realização de um almoço e um jantar, onde a ementa principal será o porco… e o seu enterro.....nas barrigas dos presentes (inscrição junto de um dos diretores da coletividade ou pelos contatos do cartaz) são as rápidas e curtas desta associação.

Banda Filarmónica do Paul

Em tempo de defeso relativamente à participação nas festas e romarias da Banda Filarmónica do Paul, a estrutura diretiva desta coletividade não pára e já iniciou nas suas instalações uma formação em Espanhol, anunciou outra bem diferente “Musica para Bebés” e prepara a comemoração do Halloween e promove a venda das suas pulseiras “A União faz a Musica”.

Grupo de Danças e Cantares do Paul

A aprendizagem do toque pífaro, é a nova aposta deste grupo que para o efeito abriu inscrições para quem quiser aprender a extrair sons deste singular e tradicional instrumento musical.

Entretanto, o Grupo de Danças e Cantares do Paul, realizou mais um almoço convívio, cuja ementa foi estofado de javali.

Inscrições nos Escuteiros

Ao iniciar mais um ano escutista o Agrupamento 506 dos Escuteiros do Paul abriu inscrições para novos elementos. Os dirigentes deste agrupamento apelam para que avisem e tragam os amigos que gostavam de iniciar esta caminhada na maior associação jovem do país e se juntem a esta grande família escutista para vivenciar novas aventuras e experiências.

Casa do Povo intensifica preparação da Festa de Inverno

Horas, muitas. Reuniões algumas. Tem sido “o pão nosso de cada dia”, nos últimos tempos pelos lados da Casa do Povo do Paul, tendo como objetivo intensificar a preparação da 14ª edição da Festa da Santa Bebiana. Estamos a pouco mais de um mês para os devotos bebianos cumpram as “suas promessas” de três dias de farra e animação. Eles estão ai a chegar.

Benfiquistas realizam caminhada noturna

Depois de ter mudado de gerência o Bar da Casa do Benfica do Paul, que agora é da responsabilidade de Jéssica Brás, esta coletividade realizou mais uma caminhada noturna que acabou num convívio à volta da mesa dos participantes presentes na ceia realizada na sede desta coletividade.

Sportinguistas festejam 1º aniversário da sede

Foi no passado dia 7 de outubro que o Núcleo de Sportinguista do Paul celebrou o o 1º aniversário da nova sede social. Os sócios e amigos presentes na efeméride, desfrutaram ainda de um almoço convívio muito animado. 

Dia de Todos os Santos está aí

Todos os anos o ritual repete-se. Os comerciantes, principalmente, os que vendem flores esfregam as mãos de contentes. Nesta altura, pelo Dia de Todos os Santos o negocio também floresce. Neste dia o culto dos mortos pelos vivos ganha expressão com a homenagem aos que já partiram.

Este é um dos tais rituais quase imutáveis. O culto começa antes com o rodopio de pessoas com flores, vasos e outros artefactos a caminho do cemitério da freguesia. Este ganha uma nova vida num local onde a morte está presente. Cada um preocupa-se com a limpeza das campas de mármore dos entes queridos, acender as velas, colocar as plantas na jarra e rezar. O cemitério nesta altura sendo um local de dor e sofrimento, de tristeza e mágoa, de saudade pelos que partiram, parece ganhar novas cores que as flores lhe emprestam por uns dias. O cemitério paradoxalmente fica bonito. A saudade não.

 


Partilhar