Concurso da melhor Jeropiga volta com novidades

Nos festejos da Santa Bebiana, é já consensual assumir-se que durante os mesmos a vila é a capital da Jeropiga.

Anualmente nos dias em que esta “sui generis” festa tem lugar na vila do Paul, largas centenas de litros de Jeropiga são consumidos e quase todas as tasquinhas têm disponível esta bebida tradicional feita em larga escala de modo caseiro sendo mais ou menos doce, com mais ou menos teor de álcool, mas que conheceu um novo desenvolvimento na sua produção ao nível desta freguesia.

Sendo como é um complemento calórico que bebido com moderação pode ter alguma importância nas dietas alimentares, também esta bebida tradicional das gentes serranas é consumida regularmente aos serões à lareira ou nos populares magustos acompanhando uma mão cheia de castanhas assadas, nas noites bebianas é procurada em todas as tasquinhas presentes na Santa Bebiana.

Objetivamente, a Jeropiga é um dos mais relevantes atrativos daquela que porventura será a maior festa de Inverno do concelho da Covilhã, a festa pagã da Santa Bebiana no Paul que se assume como a capital da Jeropiga durante os dias dos festejos.

Contudo, a Jeropiga que acompanha as castanhas nesta época de S. Martinho, corre o risco de, a médio prazo, desaparecer. Trata-se de uma iguaria de fabrico caseiro, com incidência nas regiões do Minho, Trás-os-Montes, Ribatejo e naturalmente a Beira Interior, cuja produção tem diminuído à medida em que os campos vão sendo abandonados e as explorações vinícolas de características empresariais vão ganhando terreno.

Felizmente que no Paul ainda muitos produtores de vinhos caseiros, não dispensam de fazer também este precioso néctar.

A pensar na valorização e divulgação das boas Jeropigas que ainda se vão fazendo por cá e não só, a organização da 14ª edição da Santa Bebiana volta a realizar um Concurso de Jeropigas, que este ano trás algumas novidades a saber:

No mesmo concurso a realizar na sexta-feira 30 novembro e 2 de dezembro, terão lugar duas provas de jeropigas distintas. Uma destinada só para a jeropigas que as tasquinhas presentes no certame irão vender, permitindo assim que no primeiro dia da Santa Bebiana sejam conhecidas as três melhores, sendo que, os tasqueiros vencedores terão direito a um diploma respetivo do 1º ao 3 lugar, publicitação das tascas vencedoras e placas alusivas aos prémios afixadas nas entradas das suas instalações.

A outra prova de jeropiga será só destinada a todos os participantes que não estejam representados nas tascas, com atribuição de prémios (até ao 3º lugar da classificação).    

Nesta medida, a organização a cargo da Casa do Povo do Paul, apela a todos os produtores de Jeropiga que pretendam fazer parte deste Concurso/Prova de Jeropigas integrado nos festejos da Santa Bebiana de 2018, façam chegar esta sua pretensão e contactem pessoalmente ou por telefone os seguintes elementos da organização José Valezim (Casaca) 964887004 ou João Cunha 964199030 até ao dia 28 de novembro/18.

O concurso será visionado por uma entidade que atestará o andamento da prova e os resultados que no final serão divulgados publicamente.

 


Partilhar