Preservação da Argemela ganha aliados de peso

Numa altura em que o Lítio, um dos minerais que estava previsto ser extraído na eventual exploração mineira da Serra da Argemela, voltou a ganhar a ribalta com a pretensão do executivo de António Costa passar a lançar concursos públicos em vez de atribuir licenças a preservação da Serra da Argemela ganha aliados de peso com a unanimidade dos partidos com assento na Assembleia da República a repudiar a indesejada concessão da exploração mineira a céu aberto na Serra da Argemela.

Com efeito, foram discutidos recentemente, na Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, os projetos de resolução dos vários partidos políticos com assento parlamentar na Assembleia da República, sendo certo que todos os Projetos de Resolução de Recomendação ao Governo de Preservação da Serra da Argemela e de Oposição à Exploração Mineira, encontram condições de poderem ser agendados, para votação em reunião plenária da Assembleia da República, de onde se espera  que possa sair uma posição conjunta.

Esta é sem duvida uma boa notícia para os defensores da Serra da Argemela, mas é só uma batalha estando ainda longe a vitória final, até porque, recorde-se que são nove as zonas identificadas como tendo grande potencial, com ocorrência de mineralizações de lítio e três localizam-se precisamente na Beira Interior: Argemela (concelhos do Fundão e Covilhã); Segura (Idanha-a-Nova) e Guarda.

Refira-se que as explorações de lítio em Portugal começaram na década de 90 para com o objectivo da utilização do minério na cerâmica, mas a depuração tem custos considerados muito elevados dado que o lítio está misturado com outros componentes, ainda assim, são mais de 30 os pedidos de licenciamento existentes para prospecção e exploração de lítio em Portugal.

Convém ainda relembrar a importância da forte contestação das autarquias locais e municipais que têm manifestado a sua total oposição à concessão mineira na Serra da Argemela, agora no mesmo lado da barreira estão também todos os partidos políticos que manifestam a mesma posição. Para quem iniciou a luta vai para um ano este é mais um passo positivo. Diríamos mesmo muito positivo.

 


Partilhar