Torneio de Petanca com grande adesão

O “Clube de Petanca os Serranos” é uma coletividade da Freguesia de Erada, que tem vindo a dar cartas nesta modalidade desportiva trazida de França pelos emigrantes no final do século XX. Tendo de vida quase 20 anos tem-se afirmado uma entidade defensora e impulsionadora deste também conhecido por” jogo das bolas”. Anualmente organiza quatro torneios.

Sua sede é no antigo Campo de Futebol espaço físico ideal para receber as 27 equipas que se inscreveram e jogaram a Petanca neste que é o Torneio emblemático do mês de Agosto dedicado ao emigrante. O de 2018 foi o mais participado de sempre.

Decorreu num ambiente festivo no domingo dia 12, com os 58 jogadores em campo dois deles crianças com 9 e 11 anos, 8 mulheres jovens. Muitos cidadãos franceses, alguns filhos e netos de emigrantes. Na generalidade os jogadores inscreveram para o almoço seus familiares e amigos muitos vindos da vizinha vila do Paul, alguns de Casegas, Caria, Fatela, Casegas, Ourondo e Lisboa, além de Erada, lotando completamente o agradável espaço destinado a refeitório num convívio falado a duas línguas/ duas culturas.  

Os jogos tiveram início às dez horas tendo terminado às 20. Sendo interrompidos para o repasto que teve como prato principal a apreciada “paelha” confecionada no local pelas famosas cozinheiras ex-emigrantes Maria José. Estefânia, Luísa e Maria e servida com colaboração masculina. Os cobiçados prémios até ao quarto lugar foram desportivamente disputados tendo uma final fora de série que se converteu num verdadeiro espetáculo apreciado e aplaudido por todos que pôs frente a frente duas equipas de jogadores de nacionalidade francesa. A que conquistou o 2º lugar foi uma equipa das quatro visitantes de Caria e a que ficou em 1º lugar (campeã) foi uma das mais jovens deste certame - uma jovem filha e neta de emigrantes de Erada e de Casegas - e seu amigo francês. A Direção que trabalhou arduamente neste dia mostra-se muito satisfeita e agradece do coração publicamente a presença de todos.    

 Mª de Jesus Valente

 


Partilhar