Rancho do Paul no Festival CIOFF Culturas Mediterrânicas

Para quem não está familiarizado com a sigla CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) é preciso dizer que este organismo foi criado em 1970, com os objetivos de salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore, o CIOFF é uma organização internacional cultural não-governamental (ONG) que mantém relações consultivas formais com a UNESCO, tendo sido acreditada em 2012, pelo Comité Intergovernamental, como Consultora para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.  Está hoje representado em 101 países dos 5 continentes, que promovem mais de 300 festivais por ano, sendo que, as representações nacionais do CIOFF organizam os maiores festivais internacionais, apostando sempre numa altíssima qualidade.

É o que vai acontecer no Festival CIOFF Culturas Mediterrânicas, que pretende ser uma mostra cultural das tradições, usos e costumes dos países do mediterrâneo e de in­fluência mediterrânica sob o mote Mediterrâneo, Território dos 5 Sentidos.

Durante 5 dias, 12 países, 400 artistas, 100 artesãos e produtores regionais, 100 técnicos, 25 conferencistas e cerca de 100 atividades trazem a Lisboa os sabores e saberes do Mediterrâneo. Por outro lado, não faltará animação de rua, folclore nacional e internacional, exposições, ciclo de cinema "Olhares do Mediterrâneo" e oficinas e no leque alargado destas o Adufe vai ter uma da responsabilidade da Casa do Povo do Paul, que também com os   bombos, adufes, vozes, pífaros e vozes do seu rancho folclórico irá marcar presença no domingo, 16 de setembro neste certame internacional com a chancela do CIOFF.

Mas este Festival CIOFF Culturas Mediterrânicas, tem ainda o Espaço Criança, Artesanato e Gastronomia, para além dos espetáculos de world music: Rabih Abou-Khalil e Ricardo Ribeiro (Líbano e Portugal); Folk n' Roll (Grécia); Fanfarra Luboyna (Macedónia) e Joana Amendoeira (Portugal).

Paralelamente ao festival, tem lugar a Conferência Internacional Mediterrâneo: Território dos 5 Sentidos, organizada pelo CRIA – Centro em Rede de Investigação e Antropologia, do ISCTE e com o apoio da Associação Turismo de Lisboa.

Dizer ainda que o Festival CIOFF Culturas Mediterrânicas, é uma organização do CIOFF Portugal e da Fundação INATEL, e tem Lisboa como espaço e plataforma de encontro de culturas e de países mediterrânicos ou de influência mediterrânica, promovendo a paz através dos seus usos e costumes, aliando a tradição à modernidade e divulgando singularidades que nos unem, mas que nos diferenciam.

Com foi dito ,12 Países, uma conferência internacional, mais de 50 grupos nacionais e internacionais, gastronomia, artesanato, exposições, oficinas e muito mais. de 12 a 16 de setembro, no Parque de Jogos 1º de Maio em Lisboa, é uma oferta cultural imperdível para 5 dias de diversidade e encontro de culturas do mediterrâneo e de influência mediterrânica.

 

 


Partilhar