Trigais acolhe Festival de Folclore e Grupo de Cantares

Realizou-se no lugar de Trigais freguesia de Erada, o 1º Festival de Folclore e Grupos de Cantares, organizado pelo Grupo local no dia 20 de outubro/18 com início pelas 17 horas e com o apoio da Junta de freguesia presente no certame. Foram cinco Grupos de Cartaz convidados que aceitaram e atuaram neste lugar deserto. Muitas pessoas apaixonadas pela Musica e de louvar jovens e crianças em todo os grupos. Presentes o grupo dos “Três Povos” – Fundão, o Rancho Folclórico Eradense - Covilhã, o “Sementinhas” de S. Luzia – Castelejo - Castelo Branco, Concertinas “Amigos da Gaita” Ansião – Pombal - Leiria e ainda o “Grupo Folclórico – Surcos” de Salamanca – Espanha e o Anfitrião que foi o 1º a atuar.

O Inforpaulense pode testemunhar este Espetáculo cheio de ritmo e de alegria numa “Aldeia de Montanha” num lugar paradisíaco. Aqui atualmente apenas meia centena de pessoas moram durante a semana sempre mais algumas em fins de semana das quais se incluem os elementos dos Grupo de Cantares local. À D. Silvina (matriarca) que tem a seu lado a sua família até à 4ª geração se deve a realização do certame.  

Mais de 60 elementos visitantes e seus acompanhantes e os conterrâneos do lugar de Erada e alguns do Sobral foram bastantes para encher o recinto de “Águias de Trigais” cujas instalações serviram também para cozinha e refeitório para o jantar servido gratuitamente a todos os que ali se deslocaram e quiseram continuar ao serão esta festa. Houve baile ao toque das concertinas de Ancião com boa música também de índole religiosa (P. Borga) até cansar, não obstante os músicos terem longa distância a percorrer rumo a casa.

Sem desprestigiar os grupos da (nossa) Região destacamos neste apontamento o Grupos de concertinas de Pombal e o de Folclore Espanhol. Foram muitíssimo do agrado de todos os presentes com os seus trajes lindíssimos e as suas danças com um ritmo algo diferente do português.

Estes “amigos” visitantes deixaram o convite bem expresso à D. Silvina para se deslocarem à sua Terra Salamanca. Agradeceu serena e discreta como é seu timbre o convite e a presença de todos na sua Terra incluindo os membros da Autarquia.

Visivelmente cansados os organizadores mostraram-se satisfeitos com o resultado e o êxito alcançado. Contam continuar, mas para o ano no mês de agosto para poderem ter mais gente no que contam ser o 2º Festival.

 

 

 


Partilhar