Notas Biográficas


Bimensalmente vamos publicar esta rubrica, intitulada simplesmente “Notas Biográficas”. O que pretendemos? Tão só dar conta do trabalho que muitos paulenses e não só têm desenvolvido em muitas áreas de intervenção associativa, política, educativa, social, desportiva, musical e cultural entre outras,

O quotidiano da vila terá prioridade, mas depois queremos rasgar horizontes e alargar a rubrica à região.

Sem qualquer falso pretensiosismo e só para exemplificar a abordagem que pretendemos fazer aqui fica uma pequena biografia do diretor do Inforpaulense, sendo certo que, para nós é muito mais importante tornar publico o trabalho meritório de tantas e tantas figuras que vão contribuindo para afirmação da identidade da região e em particular da vila do Paul.

João Cunha – Diretor do Jornal Digital Inforpaulense

Nascido e criado no Tortosendo a 30 de maio de 1954, de onde é natural, João Cunha bem cedo, descobre o gosto pelo associativismo e prática do hóquei em patins.

Ainda na sua terra natal, por influência do saudoso Chico Zé   do Fundão, João Cunha, foi jogador federado de hóquei em patins tendo militado no   Unidos Futebol Clube do Tortosendo e Sporting da Covilhã.

Aos 22 anos casa com Idalina Silva no Paul e, desde então, vive nesta vila do concelho da Covilhã.

O gosto pelo hóquei em patins leva-o a constituir uma equipa desta modalidade desportiva sedeada na Associação Paul Cultural Desportivo, da qual viria a ser presidente da direção.

Na Casa do Povo do Paul, durante mais de três décadas exerceu cargos diretivos como secretário e vice-presidente da direção, paralelamente, ingressou no Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul e também no Grupo de Bombos desta associação paulense, tendo cessado a sua participação como dirigente e folclorista   no ano passado.

Entretanto, em 1998 assume pela primeira vez o cargo de presidente da direção da Associação Cultural Desportiva Paulense (ACDP) – Banda Filarmónica do Paul, que depois de um mandato viria a cessar funções, para em 2021 a convite de alguns instrumentistas da Banda Filarmónica do Paul, voltar a desempenhar este cargo até à atualidade.

Quando em 1991 ingressou nos quadros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) foi colocado no Centro de Formação Profissional de Castelo Branco, onde desempenhou até ao novembro de 2020 as funções nomeadamente:  Técnico de Formação, Coordenador e nos últimos três anos da sua vida ativa corresponsável da gestão do Centro de Formação Avançada da Cova da Beira – Fundão.

É depois do seu ingresso no IEFP, que faz um artigo sobre a crise mineira que então se viveu e publica-o no Jornal do Fundão, começa aí o gosto pelo jornalismo que nunca mais largou.

Durante alguns anos é correspondente do Paul no Jornal do Fundão, onde publica artigos seus com alguma regularidade, mais tarde cessa esta colaboração e começa outra com Notícias da Covilhã, onde durante muitos anos foi correspondente do Paul e enquanto o Jornal do Paul esteve no ativo colaborou   com esta publicação paulense de forma empenhada e interessada.

Na Radio Cova da Beira, tem tido nos últimos anos uma colaboração ativa com envio de diversos trabalhos de reportagem sobre o pulsar das atividades do movimento associativo.

Na área do jornalismo depois de nove anos de um blog que criou para alojar o Inforpaulense em 16 de agosto de 2015 apresenta a plataforma onde está alocado o jornal digital Inforpaulense.

Este Jornal Digital do Paul, que tem como objetivo informar a comunidade paulense em particular e de forma geral todos os leitores do mesmo em qualquer parte do mundo.

A pandemia, que cessou as atividades das associações da vila, algum cansaço e dificuldade de ordem financeira levam à suspensão desta publicação semanal, estando em analise o seu recomeço, contudo, o seu diretor João Cunha, mantem ativa a sua carteira de jornalista.

Sem nunca esquecer o seu apego pela causa associativa, é um dos fundadores da Confraria da Truta do Paul, da qual é vice-presidente da direção e numa altura de impasse quanto ao funcionamento do Regadio do Concelho, há meia dúzia anos atrás constitui uma equipa e assume o cargo de   presidente da Junta de Agricultores do Regadio do Concelho durante   quatro anos, passando a exercer até aos dias de hoje o cargo de secretario desta junta.

Como já referido, a mais recente aposta de João Cunha na causa do associativismo da vila do Paul, foi ter assumido os destinos da Banda Filarmónica do Paul, que fez no passado dia 30 de abril 207 anos e assinalou esta efeméride com a implantação de uma cápsula de tempo uma ideia que há muito perseguia e que agora concretizou.

São de facto, mais de quatro décadas dedicadas a duas paixões assumidas: o associativismo e o jornalismo deste  tortosendense que foi acolhido no Paul há 46 anos e hoje se considera de alma e coração também um paulense.   


Partilhar