Paul vai acolher Europeu de Pesca à Pluma

A experiencia  adquirida nas  quatro edições  de uma prova   do Campeonato  Nacional de Pesca à Pluma na ribeira do Paul, as potencialidades intrínsecas deste emblemático  recurso hídrico e a organização de qualidade  a cargo da  Associação de Caçadores e Pescadores do Paul (ACPP), resultou na escolha desta vila e da sua ribeira  ser  um dos palcos em  2023  do Europeu da Pesca à Pluma  que vai atrair participantes e acompanhantes  de cerca dezena e meia de países,  alavancando assim o desenvolvimento turístico e economia da região.

Quanto à prova nacional que decorreu no último fim de semana 14 e 15 de maio/2022  na  ribeira do Paul teve a participação de 16 pescadores que durante  dois dias  disputaram a captura desta espécie piscícola que propicia capturas interessantes, tal como  adianta  André Gomes, representante  da ACPP e da  seleção portuguesa  que na Noruega de 4 a 11 de julho vai disputar o Europeu de Pesca à Pluma, “  esta prova do Paul foi difícil, porque é uma ribeira de montanha e por isso temos de adaptar-nos. Esta ribeira tem grande potencial, boa capacidade de regeneração e permite boas capturas, pese embora, ainda haver muitos pescadores locais e não só que praticam pesca com morte. Estamos animados em representar bem o pais no próximo europeu e trazer para o Paul esta importante competição”.

Aposta ganha

Um dos veteranos que nunca faltou   a uma prova do Paul é Manuel Pedroso, “tem havido algumas melhorias na ribeira do Paul que continua a ter boas condições para   prática desta modalidade de pesca. A aposta foi ganha até porque verificamos que os pescadores locais começam a perceber o quanto é importante a pesca sem morte. O Campeonato Nacional trouxe visibilidade ao Paul e agora com a vinda do Europeu subimos um patamar nessa visibilidade”. Assegurou este pescador que já foi cinco vezes campeão nacional.

Truta autóctone, açudes de bom nível e paisagens singulares são alguns dos requisitos que a ribeira do Paul cumpre tal como afirma o vice-presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva na vertente Pluma, “a vila do Paul, através   da ACPP tem todos anos feito um trabalho notável para nos receber bem e nós temos todo o gosto sempre que podemos ter cá uma prova. De facto, o Paul será efetivamente um dos palcos do Europeu e foi escolhido por ter condições excelentes.  Esta será uma oportunidade para captar turismo e levarmos o nome do Paul para toda a Europa”, garantiu Luis Ferreira.

Visivelmente satisfeito estava o presidente da ACPP, “    já organizamos  quatro edições  desta prova nacional de pesca à pluma e fomos adquirindo experiencia e como tal,  fomos também  criando  e melhorando as condições para que agrade  a todos e na verdade o  balanço é francamente positivo, até porque dignifica a oferta turística e dá visibilidade a este recurso da terra que poderá ser o catalisador para a sua rentabilização e ser uma aposta vencedora para desenvolver o turismo local que pode ter um grande incremento com a vinda do Europeu em 2023 para este vila, uma decisão que nos enche de orgulho mas também  nos vem responsabilizar no sentido  de darmos uma resposta de qualidade em parceria com a autarquia local e  concelhia neste grande evento internacional”, finalizou José Rito Agostinho.


Partilhar