Palestra da Banda, do Marketing à Musicalidade

Discutir a importância de uma boa estratégia de marketing aplicada às bandas filarmónicas e realçar a importância que estas têm na formação musical dos jovens foram os temas que estiveram em cima da mesa na palestra que Associação Cultural Desportiva Paulense - Banda Filarmónica do Paul organizou.

Os palestrantes Inês Fonseca e Luis Vieira defenderam respetivamente as temáticas do marketing e da musicalidade.

Inês Fonseca, Mestre em Marketing pela Universidade da Beira Interior, Covilhã (2017-2019), com uma dissertação sobre “Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal: da captação à fidelização de públicos”, convertida em artigo científico com o título “Organizações sem fins lucrativos, estratégias de gestão e marketing para a sobrevivência: o caso de bandas filarmônicas” publicado em 2020 no Revista Internacional de Organizações Sem Fins Lucrativos e Marketing do Setor Voluntário.

Ingressou na Banda Filarmónica do Paul em 1998, onde é instrumentista até à data, fez uma apresentação muito sólida e estruturada da sua tese de mestrado, deixando algumas pistas como otimizar o funcionamento das Bandas Filarmónicas

Já Francisco Luis Vieira, professor de oboé no Conservatório de Música da Covilhã e no Conservatório de Música de S. José da Guarda, lecionando ainda oboé, música de câmara e orquestra de sopros na EPABI-Escola Profissional de Artes da Covilhã, onde exerce o cargo de diretor artístico, integrou regularmente, como convidado, a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian; Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos; Nova Filarmonia Portuguesa e Orquestra Regie Sinfonia do Porto. Tem realizado diversos recitais de música de camara e a solo.

Ao longo da sua carreira, atuou em Portugal Continental, Açores e Madeira, Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Grécia, Itália, Suíça e Suécia.

Entre muitas outras funções de relevo foi solista/chefe de naipe na Orquestra de Câmara e Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Nesta instituição, nos últimos anos de ativo, exerceu funções de chefia, inerentes ao seu posto de Sargento Mor.

É frequentemente convidado a integrar várias orquestras portuguesas. Tem ministrado diversos cursos de aperfeiçoamento / masterclasses, um pouco por todo o país. Tem sido orientador de naipe em vários workshops / estágios / festivais de orquestras de jovens, assim como tem sido júri em alguns concursos.

Este curriculum ainda muito mais extenso permitiu a Luis Vieira completamente de improviso dissertar sobre a importância que as Bandas Filarmónicas do país tiveram na formação musical de jovens e talentos que emergiram no panorama musical português realçando que muitos dos professores e músicos profissionais de sucesso tiveram as suas origens nas filarmónicas

Estava assim cumprido o mote da palestra “Marketing e Musicalidade- Contributos do Presente para o Futuro , ou melhor,  do passado, passando pelo presente  com os olhos do futuro, tal como ficou demonstrado  pelo dialogo intergeracional ente o “ Ti Aires “ 91 anos dos 70 dedicados á Banda do Paul e  Daniel de 12 anos  dos 5  já ao serviço  desta banda tal como defendeu o vice-presidente da  direção da ACDP- Banda Filarmónica do Paul, “ Da nossa parte estamos muito satisfeitos  com a forma  como decorreu esta  palestra onde discutimos assuntos relevantes para o quotidiano das bandas filarmónicas e onde tivemos um momento delicioso com o diálogo entre o “Ti Aires que militou 79 anos nas fileiras da nossa banda e o Daniel que é o elemento mais novo,

Por isso achamos  que esta iniciativa   teve um balanço positivo”, assegura Alcido Vasconcelos.

 


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