Palestra da Banda, do Marketing à Musicalidade
Discutir a
importância de uma boa estratégia de marketing aplicada às bandas filarmónicas
e realçar a importância que estas têm na formação musical dos jovens foram os temas
que estiveram em cima da mesa na palestra que Associação Cultural Desportiva Paulense
- Banda Filarmónica do Paul organizou.
Os palestrantes Inês Fonseca
e Luis Vieira defenderam respetivamente as temáticas do marketing e da
musicalidade.
Inês Fonseca, Mestre
em Marketing pela Universidade da Beira Interior, Covilhã (2017-2019), com uma
dissertação sobre “Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em
Portugal: da captação à fidelização de públicos”, convertida em artigo
científico com o título “Organizações sem fins lucrativos, estratégias de
gestão e marketing para a sobrevivência: o caso de bandas filarmônicas”
publicado em 2020 no Revista Internacional de Organizações Sem Fins Lucrativos
e Marketing do Setor Voluntário.
Ingressou na Banda
Filarmónica do Paul em 1998, onde é instrumentista até à data, fez uma
apresentação muito sólida e estruturada da sua tese de mestrado, deixando
algumas pistas como otimizar o funcionamento das Bandas Filarmónicas
Já Francisco Luis
Vieira, professor de oboé no Conservatório de Música da Covilhã e no
Conservatório de Música de S. José da Guarda, lecionando ainda oboé, música de
câmara e orquestra de sopros na EPABI-Escola Profissional de Artes da Covilhã,
onde exerce o cargo de diretor artístico, integrou regularmente, como convidado,
a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian; Orquestra do Teatro Nacional de S.
Carlos; Nova Filarmonia Portuguesa e Orquestra Regie Sinfonia do Porto. Tem
realizado diversos recitais de música de camara e a solo.
Ao longo da sua
carreira, atuou em Portugal Continental, Açores e Madeira, Espanha, França, Luxemburgo,
Bélgica, Grécia, Itália, Suíça e Suécia.
Entre muitas outras
funções de relevo foi solista/chefe de naipe na Orquestra de Câmara e Banda
Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Nesta instituição, nos últimos anos
de ativo, exerceu funções de chefia, inerentes ao seu posto de Sargento Mor.
É frequentemente
convidado a integrar várias orquestras portuguesas. Tem ministrado diversos
cursos de aperfeiçoamento / masterclasses, um pouco por todo o país. Tem sido orientador
de naipe em vários workshops / estágios / festivais de orquestras de jovens,
assim como tem sido júri em alguns concursos.
Este curriculum ainda
muito mais extenso permitiu a Luis Vieira completamente de improviso dissertar
sobre a importância que as Bandas Filarmónicas do país tiveram na formação musical
de jovens e talentos que emergiram no panorama musical português realçando que
muitos dos professores e músicos profissionais de sucesso tiveram as suas origens
nas filarmónicas
Estava assim cumprido
o mote da palestra “Marketing e Musicalidade- Contributos do Presente para o
Futuro , ou melhor, do passado, passando
pelo presente com os olhos do futuro,
tal como ficou demonstrado pelo dialogo
intergeracional ente o “ Ti Aires “ 91 anos dos 70 dedicados á Banda do Paul
e Daniel de 12 anos dos 5
já ao serviço desta banda tal
como defendeu o vice-presidente da direção
da ACDP- Banda Filarmónica do Paul, “ Da nossa parte estamos muito
satisfeitos com a forma como decorreu esta palestra onde discutimos assuntos relevantes
para o quotidiano das bandas filarmónicas e onde tivemos um momento delicioso
com o diálogo entre o “Ti Aires que militou 79 anos nas fileiras da nossa banda
e o Daniel que é o elemento mais novo,
Por isso achamos que esta iniciativa teve um balanço positivo”, assegura Alcido
Vasconcelos.