Festa da Padroeira com devoção sem diversão

A Festa da Nossa Senhora da Anunciação já conheceu melhores dias. Esta festa que já foi dos mineiros e dos emigrantes é aguardada com entusiamo pela comunidade paulense, particularmente, dos paulenses emigrados,

 Com efeito, este aumento populacional neste mês de regressos dos emigrantes e umas noites muito agradáveis que este carrossel climático tem proporcionado já que, ora sobe, ora desce a temperatura, eram requisitos mais que suficientes   para os festejos da Nossa Senhora da Anunciação nos dias 14 e 15 de agosto serem do agrado geral, mas assim não foi tendo mesmo gerado um forte descontentamento.

Depois de já ter voltado a afirmar-se como um momento festivo de grande relevância que acontece em agosto no Paul, voltou este ano a ter só a componente religiosa, defraudando assim a natural expetativa da comunidade.

A Festa da Nossa Senhora da Anunciação, sempre foi e é uma comemoração religiosa de grande fervor, mas nos últimos anos antes da pandemia também era uma festa popular com muita animação que era motivo de satisfação, sendo que os emigrantes garantiam, “a festa está muito melhor, mais gente e muita mais animação. Pudemos participar nas procissões e nas missas, mas também nos pudemos divertir aqui no Largo da Praça”.

Na verdade, pode-se alegar que a pandemia quebrou a vontade e o interesse dos que podiam meter ombros à tarefa de organizar a componente de diversão da festa, mas parece que o problema é mais estruturante. Uns queixam-se que não aparecem interessados em dinamizar as festas, outros lamentam a falta de abertura para acolher sangue novo   que dinamize a componente popular, ainda há outros, no conforto do seu sofá, ou do seu lugar á mesa do café, tudo critica, mas nada faz. Enquanto assim for continuaremos a lamentar e nada mais.  Talvez fosse importante fazer uma reflexão séria sobre o aquilo que nos pode unir e esquecer o que nos pode dividir.

Quanto à festa deste ano   importa só referir que no domingo 14, a realização da missa às 20.30 horas, dando lugar à procissão das velas ao som da Banda Filarmónica do Paul, percorreu as ruas centrais da Freguesia.

Na segunda-feira 15 de agosto, a festa começou com a solenidade da missa e depois a imagem da Nossa Senhora da Anunciação visitou algumas ruas da freguesia numa procissão que contou também com a companhia musical da Filarmónica do Paul.

 

 

 


Partilhar